AMO MEU TRABALHO

AMO MEU TRABALHO
A maior razão é essa de transformar amor em educação...

domingo, 15 de abril de 2012

Dinâmica do ponto preto

A dinâmica foi usada com alunos do EJA- Educação de Jovens e Adultos, em turmas cursando o Ensino Médio e Ensino Fundamental. Como um meio de motivação e amenizar alguma negatividade na turma.
A metodologia é fazer um suspense com o material em mãos talvez até dizendo que seria uma “avaliação”, pedindo aos alunos que ao receber a folha somente a virassem depois de que todos recebessem, e após, as instruções da professora.
A orientação é que eles escrevam no verso da folha tudo o que eles estão vendo na folha, que preparada pela professora somente tinha um ponto preto no centro da folha, e depois que acabacem colariam na lousa, as folhas sem identificação.
Após todos acabarem com tempo indeterminado, até porque a atividade é rápida, leríamos juntos e depois faríamos comentários.
Nesta experiência feita no início da aula foram muito interessantes, alguns alunos na maioria escreveram que somente viram um ponto preto no meio da folha, já alguns imaginaram assuntos diversos, após, a professora preparada, discursa sobre o que vemos em alguém ou uma situação, questionando: O que vemos? Será só isso que algo ou alguém pode nos proporcionar? Por que reagimos desta maneira na maioria das vezes? Será que a primeira impressão é a que vale?
Nesta dinâmica foram muito bons os resultados, na aula do dia seguinte já foi muito prazerosa a aula, os alunos se sentiam com mais confiança de fazer as perguntas de dúvidas e comentar sobre assuntos positivos da aula, sem contar que não havia reclamações de assuntos inúteis. Objetivo alcançado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário